Scania apresenta novos chassis de ônibus ao mercado; mudança prevê economia

De olho nas constantes atualizações de mercado, a Scania está inovando com novos chassis, mais leves e com mais funcionalidades nos sistemas de segurança.

O objetivo maior, no entanto, é que o mesmo irá proporcionar 10% de economia no consumo de combustível.

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A primeira grande novidade da linha prevista para o ano que vem dos Scania K está nos motores. Tanto o 9 litros de cinco cilindros quanto o 13 litros de 6 cilindros contam com a tecnologia XPi - nome comercial que a marca dá para o sistema de injeção de combustível Common Rail.

 

 

Além do chassi mais leve, a linha K também está com revisões de transmissão, caso da caixa de câmbio automatizada Opticruise, que recebeu uma programação e um sistema chamado lay shift.

A partir disso, aplica-se um freio no eixo secundário do câmbio de forma a deixar a redução de marchas mais rápidas. Resultado disso é que a linha rodoviária ficou em média 8% mais econômica.

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Mas não é só isso. O motor de 9 litros e cinco cilindros tem duas opções de potência para uso urbano: 280 cv e 142,7 kgfm, ou 320 cv (340 cv no rodoviário) e 163,1 kgfm. Já o motor 13 litros para uso rodoviário tem potências de 370 cv, 410 cv, 450 cv ou 500 cv. O torque varia entre 193,7 kgfm e 260 kgfm.

 

 

A Scania também está direcionando o chassi 6x2 com carroceria de 15 metros de comprimento e uso urbano para empresas de transportes municipais como alternativa para modelos articulados. Com isso, é possível produzir um ônibus somente para 130 passageiros, contra 150 do articulado. Em contrapartida, é menor, mais manobrável e tem custos reduzidos na comparação.

A linha 2023 ainda pode ter controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go. Gostaram?

 

27 de Jul de 2022
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